Análise Bioenergética e o Corpo Online

Jayme Penerai Alves

Resumo


Resumo: Trata-se de um relato de experiência sobre possibilidades em análise bioenergética, desenvolvidas a distância, em situação da pandemia do COVID-19, no estado de Pernambuco, Brasil. Do isolamento social, considerou-se a possibilidade de desenvolver um grupo online, via whats app para discussões e troca de visões sobre o futuro da Psicoterapia e da Análise Bioenergética online. Foi o ponto de partida para uma mudança de paradigma importante, que agregou as novas tecnologias da informação como forma de vencer a barreira do isolamento social, proporcionada por esse importante momento que ora assolava toda a sociedade. Metodologia: Através do Zoom, uma plataforma online, em que muitas pessoas podem estar juntas, visualizando-se e conversando on line, reuniram-se estudantes, professores, ex-estudantes e colaboradores em reuniões virtuais, para uma escuta empática sobre as inseguranças, receios e angústias que este momento tem proporcionado. Também sobre as estratégias que cada um tem utilizado para ultrapassar eventuais dificuldades. Conclusão: Esta experiência demonstrou que mesmo através dos modernos recursos tecológicos, pode-se desenvolver trabalhos efetivos e de significado emocional positivo em análise bioenergética.

 

Palavras-chave: Análise bioenergética;  Isolamento social; Novas tecnlogias em psicoterapia.

 


Texto completo:

PDF

Referências


CARDOTTI, Irene. Cinesioterapia Ocular®. Federação Latino Americana de Análise Bioenergética – FLAAB, 2011. Disponível em < https://www.analisebioener getica.com/fla/cinesioterapia-ocular/>. Acesso em 22/06/2020.

Lévy, Pierre. Inteligência coletiva. Para uma antropologia do ciberespaço 5ª ed. [S.l.]: Loyola. 212 páginas, 2007. ISBN 8515016133.

LIU, Pai Lin; Saúde e Longevidade; São Paulo (Brasil); Espaço Luz; 4. ed; 2002.

LOWEN, A. e LOWEN, L. Exercícios de bioenergética. 2.ed. São Paulo: Ágora. 1977: 1985. 196p

REICH, E. Energia Vital pela Bioenergética Suave. São Paulo: Summus,1998. 143p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.