Clínicas Sociais: Origens e Desenvolvimentos
Resumo
O presente texto é uma resenha do artigo “The Ambulatorium: Freud’s Clinic in Vienna”, de Elizabeth Ann Danto, publicado na internet. Tem como objetivo dar uma visão geral do que foram as clínicas sociais entre 1918 e 1938. Retrata uma época em que Viena estava vivendo um ambicioso projeto de regeneração econômica e social, onde as autoridades municipais introduziram reformas fundamentais após a queda do império (1919), e ao tempo em que ascendia o governo Social Democrata. Um dos pontos importantes da obra foi evidenciar a necessidade de políticas públicas que contemplasse os menos favorecidos, melhores condições de vida e saúde física e emocional.
Palavras-chave: Clínica social; Saúde emocional; Freud.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
DANTO, Elizabeth Ann. The Ambulatorium: Freud's Free Clinic in Vienna. Disponível em: < http://ciap.ca/wp-content/uploads/2016/10/Ambulatorium-E-Danto-formatted.pdf >. Acesso em: 23/05/2020. Danto Copyright © 2016, Psychoanalytic Electronic Publishing. All Rights Reserved. Elizabeth Ann Danto.
GARDNER, SHELTON. Viena Vermelha e a Idade de Ouro de Psicologia, 1918-1938. Praeger Publishers, 1992.
DEUTSCH, Helene. Confrontations with Myself. Norton. 1973, pp.131.
WIKIPÉDIA. República de Weimar. Disponível em < https://pt.wikipedia.org/wiki/Re p%C3%BAblica_de_Weimar>. Acesso em: 23/05/2020.
Downloads
Publicado
2020-12-20
Como Citar
Pedroso, M. R. (2020). Clínicas Sociais: Origens e Desenvolvimentos. REVISTA LATINO-AMERICANA DE PSICOLOGIA CORPORAL, 7(10), 50–58. Recuperado de https://psicorporal.emnuvens.com.br/rlapc/article/view/101
Edição
Seção
Resenha
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).