Clínicas Sociais: Origens e Desenvolvimentos

Marina Ricco Pedroso

Resumo


O presente texto é uma resenha do artigo “The Ambulatorium: Freud’s Clinic in Vienna”, de Elizabeth Ann Danto, publicado na internet. Tem como objetivo dar uma visão geral do que foram as clínicas sociais entre 1918 e 1938. Retrata uma época em que Viena estava vivendo um ambicioso projeto de regeneração econômica e social, onde as autoridades municipais introduziram reformas fundamentais após a  queda do império (1919), e ao tempo em que ascendia o governo Social Democrata. Um dos pontos importantes da obra foi evidenciar a necessidade de políticas públicas que contemplasse os menos favorecidos, melhores condições de vida e saúde física e emocional.

 

Palavras-chave: Clínica social; Saúde emocional; Freud.


Texto completo:

PDF

Referências


DANTO, Elizabeth Ann. The Ambulatorium: Freud's Free Clinic in Vienna. Disponível em: < http://ciap.ca/wp-content/uploads/2016/10/Ambulatorium-E-Danto-formatted.pdf >. Acesso em: 23/05/2020. Danto Copyright © 2016, Psychoanalytic Electronic Publishing. All Rights Reserved. Elizabeth Ann Danto.

GARDNER, SHELTON. Viena Vermelha e a Idade de Ouro de Psicologia, 1918-1938. Praeger Publishers, 1992.

DEUTSCH, Helene. Confrontations with Myself. Norton. 1973, pp.131.

WIKIPÉDIA. República de Weimar. Disponível em < https://pt.wikipedia.org/wiki/Re p%C3%BAblica_de_Weimar>. Acesso em: 23/05/2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.