A Biossíntese e a psicologia na reabilitação física: Possibilidades do trabalho corporal em um Centro de Reabilitação Infantil / Biosynthesis and psychology in physical rehabilitation: Possibilities of body work in a Child Rehabilitation Center

Autores

  • Fernanda Pinheiro Rebouças Valente Instituto Brasileiro de Biossíntese
  • Dulcinéia Pires Azevedo Alexandre Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.14295/rlapc.v9i14.111

Resumo

Este artigo nasceu da prática. O trabalho da psicologia clínica dentro de um Centro de Reabilitação Infantil, com crianças com lesão medular congênita, em especial, Mielomeningocele, trouxe várias questões em relação a como psicóloga corporal poderia contribuir para a compreensão e intervenção dentro desse contexto. Junto a isso, percebeu-se que a psicologia corporal, em grande medida, se direciona mais para o estudo do corpo típico ou para o corpo lesionado durante o curso da vida, pouco se falava sobre as intervenções dentro do contexto das deficiências congênitas. Logo, esse artigo se propôs a juntar os conceitos da psicologia corporal e da ludoterapia com características próprias do processo de reabilitação, sendo uma amostra do caminho percorrido para compreender e intervir neste contexto.

Palavras chave: Deficiência congênita; Psicologia Corporal; Reabilitação.


Abstract: This article was born out of practice. The work of clinical psychology within a Child Rehabilitation Center, with children with congenital spinal cord injury, in particular Myelomeningocele, raised several questions regarding how a body psychologist could contribute to the understanding and intervention within this context. Along with this, it was noticed that body psychology, to a large extent, is directed more towards the study of the typical body or the injured body during the course of life, little was said about interventions within the context of congenital disabilities. Therefore, this article proposed to join the concepts of body psychology and play therapy with characteristics of the rehabilitation process, being a sample of the path taken to understand and intervene in this context.

 

Keywords: Congenital disability; Body Psychology; Rehabilitation


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Pinheiro Rebouças Valente, Instituto Brasileiro de Biossíntese

Psicológa corporal pelo Instituto de Biossíntese, mestre em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (UnB)

 

 

Dulcinéia Pires Azevedo Alexandre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Psicóloga Clínica Senior Trainer da Biossíntese. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Referências

Almeida, A.; Nascimento, E.; Rodrigues, J. & Schweitzer, G. (2014). Intervenções nas situações de crise psíquica: dificuldades e sugestões de uma equipe de atenção pré-hospitalar. Revista Brasileira de Enfermagem REBEn. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/reben/v67n5/0034-7167-reben-67-05-0708.pdf

Bizzi, J. & Machado, A. (2012). Mielomeningocele: conceitos básicos e avanços recentes. J. Bras Neurocirurg 23 (2):138-151.

Boadella, D. (1992). Correntes da vida: uma introdução à biossíntese. São Paulo: Summus.

Boadella, D. (1997). Energia e Carater 2. São Paulo: Summus.

Costa, R.C.V.;, Guiotoku, E.T.S,; Kravchychyn, H.; Rocha, J.; Carmo, M. M. &, Castro, Y.P.G. (2012). A percepção emocional do cuidador familiar frente à técnica do cateterismo intermitente limpo na mielomeningocele. Acta Fisiatr. 19(4):222-7.

Dias, E. O. (2003). A teoria do amadurecimento de D. W. Winnicott. Rio de Janeiro: Imago.

Dias, T. M., & Passerotti, C. C. (2016). Bexiga neurogênica em crianças e adolescentes: impacto familiar e biomarcadores. São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5153/tde-10012017-113618/

Façanha, D. M. (2015). Avaliação da funcionalidade em crianças com mielomeningocele. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, da Universidade Federal do Ceará.

Furlan, M.; Ferriani, M. & Gomes, R. (2003). O cuidado da criança portadora de bexiga neurogênica: Representações sociais das necessidades dessas crianças e suas mães. Ver. Latino-am Enfermagem. 11(6): 763-770.

Furlan, M.; Ferriani, M. & Gomes, R. (2003). O cuidado da criança portadora de bexiga neurogênica: Representações sociais das necessidades dessas crianças e suas mães. Ver. Latino-am Enfermagem. 11(6): 763-770.

Hoffmann, F., Zogbi, H., Fleck, P. & Muller, M. (2005). A integração mente e corpo em psicodermatologia. Psicologia Teoria e Prática. 7 (1), 51-60.

kós, R. S.; Riccetti, C. L. Z.; D’ancona, C. A. L. (2016). Impacto do tratamento urológico na qualidade de vida de crianças com Mielomeningocele e na sobrecarga de seus cuidadores. ESTIMA, v.14 n.2, p. 84-90, 2016

Larrdote, A.; Lima, F. A. &, Freire, L. (2012). Famílias: reflexões sobre a arte de amar e transformar.

Lowen, A. (1977). O corpo em terapia: a abordagem bioenergética. São Paulo: Summus.

Mahler, M.; Pine, F.; Bergman, A. (1986) O nascimento psicológico infantil: simbiose e individuação. Rio de Janeiro: Zahar.

Oliveira, A. L, Cavalheiro, S. & Farias, T. C. (2014). Síndrome da medula presa na mielomeningocele: evolução clínica pré e pós-liberação. Rev. Neurocienc, 22(2). P 249-255.

Reichert, E. (2016) Infância, a idade sagrada: anos sensíveis em que nascem as virtudes e os vícios humanos. Porto Alegre: Vale do Ser.

Rocha, B. (2019). Curso Intensivo de psicoterapia corporal com crianças e adolescentes.

Solomon, A (2012) Longe da árvore: pais, filhos e a busca da identidade. Companhia das Letras

Trica, W. (2013). Procedimento de Desenhos – Estórias: formas derivadas, desenvolvimento e expansões. Vetor, São Paulo.

Winnicott, D. W. (1983). O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artes Médicas.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Valente, F. P. R., & Alexandre, D. P. A. (2022). A Biossíntese e a psicologia na reabilitação física: Possibilidades do trabalho corporal em um Centro de Reabilitação Infantil / Biosynthesis and psychology in physical rehabilitation: Possibilities of body work in a Child Rehabilitation Center. REVISTA LATINO-AMERICANA DE PSICOLOGIA CORPORAL, 9(14), 48–68. https://doi.org/10.14295/rlapc.v9i14.111

Edição

Seção

Estudo de Caso