Trauma, Vulnerabilidade e Memória: Caminhos para uma Resignificação

Autores

  • Sonia Gomes Faculdade de treinamento profissional em SE no Brasil

Resumo

Resumo: Neste artigo aborda-se a noção de trauma a partir da perspectiva da Experiência Somática® e evoca-se as possibilidades de tratamento, lançando mão de práticas desenvolvidas e ensinadas no método de treinamento Soma-Embodiment®. Observa-se que muitas pessoas apresentam algum tipo de distúrbio mental crônico, como TEPT, depressão, ansiedade, alto nível de sensibilidade, outras estão presas a algum tipo de vício, que cresce vertiginosamente. Por outro lado, há pessoas sofrendo com distúrbios fisiológicos crônicos como hipertensão, doenças autoimunes, dores, síndrome de intestino irritado, entre outros. As origens desses e de outros problemas, muitas vezes, podem ser atribuídas a traumas diversos, choque, estresse crônico e/ou a alguma experiência adversa vivida na infância, e, em última instância, à desregulação do sistema nervoso; dessa maneira, faz-se necessário desenvolver ferramentas de tratamento que possam ajudar as pessoas traumatizadas a ressignificar suas experiências passadas, de modo que suas vidas, bem como seus corpos, antes congelados pelo choque, voltem a entrar no fluxo da existência do presente. Por esse motivo, a terapia psicobiológica, praticada no Soma-Embodiment®, baseada no desenvolvimento da percepção ativa, tanto do terapeuta quanto do paciente, e na teoria e na prática para transformar o trauma pela reintegração sensório-motora é de fundamental importância para um resultado positivo no tratamento do trauma; essa terapia oferece principalmente exercícios de Embodiment, necessários para que o relacionamento terapêutico seja estabelecido dentro de um ambiente seguro.

 

Palavras-Chave: Trauma; Memória; Embodiment.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Gomes, Faculdade de treinamento profissional em SE no Brasil

Professora do (SEI) Somatic Experiencing Internacional® membro sênior da Escola/ Faculdade de treinamento profissional em SE no Brasil, Europa, Estados Unidos,  África do Sul e Ásia. Com mais de 40 anos de experiência clínica, doutora em psicologia clínica, formada em Rolfing Estrutural e professora de Rolfing Movimento. foi aluna direta de Hubert Godard e Peter Levine. A partir de sua pesquisa de doutorado e longa experiência prática, também desenvolveu a abordagem Soma-Embodiment®: uma ferramenta complementar ao treinamento do SE. O programa envolve a compreensão de algumas dinâmicas do sistema perceptual, incluindo a atividade háptica, tendo como objetivo identificar defesas corporais e emocionais desenvolvidas por pessoas que sofreram traumas. No percurso terapêutico, Sônia Gomes procura conduzir clientes e estudantes, através do toque e do movimento, por caminhos que os ajudem a identificar e transformar os bloqueios causados pelos eventos traumáticos.

Referências

CARROLL, Roz. At the Border Between Chaos and Order: What Psychotherapy and Neuroscience Have in Common. In: J. Corrigall & Wilkinson (ed). Revolutionary connections: Psychotherapy and neuroscience. London: Karnac Books, 2003.

GIBSON, James. The Haptic System and its components. Ithaca: Cornell University Press: Psychology Dept., 2008.

GIBSON, James. The Ecological Approach to Visual Perception. Classic Edition. New York: Psychology Press, 2015.

GOMES, Sônia. Engaging Touch & Movement in Somatic Experiencing: Trauma Resolution Approach. 239p. Tese de doutorado. Charisma University, 2014.

HARTLEY, Linda. Somatic Psychology: Body, Mind and Meaning. London: W. Publishers Ltd, 2004.

LEVINE, Peter. Uma voz sem palavras: como o corpo libera o trauma e restaura o bem-estar. Trad. Carlos Silveira Mendes Rosa e Cláudia Soares Cruz. São Paulo: Summus, 2012.

PORGES, Stephen. Teoria Polivagal: fundamentos neurofisiológicos das emoções, apego, comunicação e auto-regulação. Rio de Janeiro: Sense Aprendizagem e Comunicação, 2012.

RAMACHANDRAN, V.S; BLACKSLEE, Sandra. Phantoms in the Brain: Probing the Mysteries of the Human Mind. Haper Collins Publishers: William Morrow Paperbacks,1999

SCAER, Robert. 8 Keys to Brain-Body Balance. New York: W. W. Norton & Company, 2012.

VAN DER KOLK, B et al. Journal of Traumatic Stress. V. 18, nº 5, pp. 389-399, 2005.

VAN DER KOLK, Bessel. O corpo guarda as marcas: cérebro, mente e corpo na cura do trauma. Trad. Donaldson M. Garshagen. Rio de Janeiro: Sextane, 2020.

Downloads

Publicado

2021-09-10

Como Citar

Gomes, S. (2021). Trauma, Vulnerabilidade e Memória: Caminhos para uma Resignificação. REVISTA LATINO-AMERICANA DE PSICOLOGIA CORPORAL, 8(11), 69–82. Recuperado de https://psicorporal.emnuvens.com.br/rlapc/article/view/118