Memória na Psicoterapia Corporal

Autores

  • Rubens Kignel Universidade de Bologna

Resumo

 

Resumo: Hoje em dia a memória do humano vem sendo substituída pelo disco rígido da tecnologia, a vida digitalizada modifica a posição do sujeito diante da memória que tem esquecimentos contínuos e produção de atos falhos. Por exemplo os corretores de digitação que produzem correções sem sentido destituindo o sujeito, e diante das quais é preciso informar não só o pensamento, mas também abrir-se para o ato falho. Um amigo por exemplo me enviando um comentário importante transformou a palavra "causa" em "cauda", e a situação era "causa do negro"e não "cauda do negro", imaginem o mal que isso poderia causar, além de uma interpretação errônea, se não fosse somente entre ele e eu.  O mundo digital pode ser muito obscuro, modificando significativamente nossa forma de pensar e consequentemente as memórias em relação à verdade. O mundo digital pode ser um profundo mundo do não saber, do não querer saber, de jogar em causa propria em detrimento de toda e qualquer verdade. Nossa memória fica baseada na mentira. O trabalho psicoterapêutico é um trabalho de recuperação de velhas memórias, resignificação e criação de novas memórias, como um rio que flui constantemente em direção ao mar. Método: Métodos de psicoterapia corporal de diferentes abordagens para abrir um processo de conhecimento da história través dos caminhos do cérebro para baixo no corpo e do corpo para cima ao cérebro. Resultados esperados seriam: maior conscientização e integração de sua propria história.

Palavras-chave: Corpo; Inconsciente corporal; Memória corpo mente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubens Kignel, Universidade de Bologna

1 Doutorado pela Universidade de Bologna em Disciplina Semiótica e Comunicação. Mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.  Atualmente é professor em diversas escolas no Brasil e - Scuola di Specializzazione in Psicoterapia Biosistemica, professor - Japonese Institute of Bio Integral Psychology, professor - Scuola Italiana de Psicologia Funzionalli e professor - Ecole de Psicologie Biodinamique. Presidente da Associação Brasileira de Psicoterapia.  É pesquisador do LinC - Laboratório de estudos em Inteligência Coletiva e Biopolíticas (www.linc.org.br). Professor convidado do Instituto de Psicologia da USP. Membro do advisory board do International Body Psychotherapy Journal.

Downloads

Publicado

2021-09-10

Como Citar

Kignel, R. (2021). Memória na Psicoterapia Corporal. REVISTA LATINO-AMERICANA DE PSICOLOGIA CORPORAL, 8(11), 93–98. Recuperado de https://psicorporal.emnuvens.com.br/rlapc/article/view/120