Clínicas sociais corporalistas no Brasil: a construção de novos dispositivos clínicos / Corporalist social clinics in Brazil: The construction of new clinical devices
DOI:
https://doi.org/10.14295/rlapc.v9i14.127Resumo
O Congresso Internacional de Psicanálise de Budapeste, em 1918, sinalizou mudanças direcionadas a atender demandas de pacientes que não pudessem pagar pelos custos dos atendimentos (DANTO, 2005). Entende-se que tal proposta tenha dado início ao processo de construção das Clinicas Sociais tal como existem atualmente. Esse e outros movimentos da Psicanálise são vistos como fruto de tensionamentos a serem analisados a partir de perspectiva dialética, como forma de buscar considerar as contradições a elas inerentes. Ressalta-se suas implicações políticas, bem como de suas derivações inclinadas às psicoterapias corporais, uma vez que se percebe as clínicas como espaços de poder social (FOUCAULT, 1979). As Clínicas Sociais são entendidas como geradoras de ferramentas e linguagens próprias (BROIDE, 2006) e consideradas para fins desse estudo como fenômeno manifesto desse fio histórico. Consta, então, como objetivo essencial desse estudo analisar aspectos inerentes as práticas das clínicas públicas, percebendo-as enquanto derivadas das clínicas públicas freudianas. Acredita-se que esse tipo de reflexão constitui-se, conforme perspectiva de Broide (2005), como importante auxílio para entendimento, resgate e apropriação de caminhos históricos, propondo-se a sustentar diferenças e alteridades através do conhecimento psi enquanto suporte de encontros e formas diferentes de estar no mundo.
Palavras-chave: Clínica Social; Psicanálise; Psicoterapias corporais.
Abstract: The International Congress of Psychoanalysis in Budapest, in 1918, signaled changes aimed at meeting the demands of patients who could not pay for the costs of care (DANTO, 2005). It is understood that this proposal has started the process of building the Social Clinics as they currently exist. This and other movements in Psychoanalysis are seen as the result of tensions to be analyzed from a dialectical perspective, as a way of seeking to consider the contradictions inherent to them. Its political implications are highlighted, as well as its derivations inclined to body psychotherapies, since clinics are perceived as spaces of social power (FOUCAULT, 1979). The Social Clinics are understood as generators of their own tools and languages (BROIDE, 2006) and considered for the purposes of this study as a manifest phenomenon of this historical thread. Therefore, the essential objective of this study is to analyze aspects inherent to the practices of public clinics, perceiving them as derived from Freudian public clinics. It is believed that this type of reflection constitutes, according to the perspective of Broide (2005), as an important aid for understanding, rescuing and appropriating historical paths, proposing to sustain differences and otherness through psi knowledge as a support for encounters and different ways of being in the world
Keywords: Social Clinic; Psychoanalysis; body psychotherapies.
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