Entre a Menoridade e o Zé-Ninguém: Um Diálogo entre Immanuel Kant e Wilhelm Reich
DOI:
https://doi.org/10.14295/rlapc.v11i17.175Palavras-chave:
Epistemologia da Psicologia., Immanuel Kant., Menoridade., Wilhelm Reich., Zé-ninguém.Resumo
O objetivo deste artigo foi investigar os sentidos relativos aos conceitos de “menoridade”, proposto por Immanuel Kant, e de “Zé-Ninguém”, apresentado por Wilhelm Reich, de modo a estabelecer um diálogo entre as perspectivas dos respectivos autores. O método de pesquisa utilizado foi a revisão de literatura, tendo como textos condutores da pesquisa, especificamente, Resposta à pergunta: Que é “Esclarecimento”?, de Immanuel Kant, e Escute, Zé-ninguém!, de Wilhelm Reich. Os resultados da pesquisa apontaram, especialmente, para uma similaridade entre os conceitos estudados, que indicam um estado de pequenez dos indivíduos. A antítese desses conceitos é apresentada a partir da noção de “esclarecimento” ou “grandeza”, estado de transcendência do qual o desenvolvimento e o avanço da humanidade dependem. As reflexões derivadas deste estudo se mostraram relevantes para uma compreensão mais aprofundada dos impactos da psykhé e seus fenômenos na realidade individual e social. Ademais, através de uma perspectiva epistemológica, presente neste artigo, visualiza-se possíveis contribuições para o avanço do conhecimento nas áreas da Psicologia e Filosofia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).