Supervisão de Casos de Traumas e de Estruturas Narcísicas: Os Desafios para o Campo da Análise Bioenergética
DOI:
https://doi.org/10.14295/rlapc.v11i17.178Palavras-chave:
Análise bioenergética, Supervisão, Trauma, NarcisismoResumo
Este artigo de pesquisa bibliográfica busca trazer as temáticas do trauma e do narcisismo presentes nos casos de supervisão da clínica da análise bioenergética e suas vertentes ancoradas também na psicanálise e abordagens correlatas. Isso se deve ao fato de uma quantidade crescente de casos que chegam para a supervisão com desafios clínicos trazidos pelos terapeutas do que na clínica psicanalítica chamamos de “pacientes de difícil acesso”(ZIMERMAN, 1999 - p. 273), até as questões vinculadas aos traumas durante os processos de desenvolvimento. Este trabalho buscará trazer, de forma estruturada, uma base bibliográfica que ancore a questão narcísica e vinculadas às situações de trauma nos escritos já delineados por Freud, Reich e Lowen, passando por textos mais atuais que possam corroborar com uma visão que possibilite ampliar a escuta de supervisores e terapeutas para casos tão desafiadores. Além dessa ancoragem, a intenção é apontar as possibilidades que o campo da psicoterapia corporal pode ampliar a partir de diversas abordagens para casos que trazem estruturas tão clivadas clinicamente que, muitas vezes, apenas o trabalho num setting clínico não consegue dar o suporte necessário.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).