Modo de subjetivação neoliberal e formação do caráter a partir do referencial teórico reichiano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rlapc.v11i17.179

Palavras-chave:

modos de subjetivação, negatividade, positividade, liberalismo, neoliberalismo

Resumo

O objetivo desse trabalho é discutir as transformações dos modos de subjetivação, na transição do modo de produção liberal para o neoliberal, a partir, principalmente, das contribuições do filósofo Byung-Chul Han, articulando esses aspectos com parte da teoria de Freud, Reich e autores neo e pós-reichianos, no que se refere à influência da fixação na experiência afetivo-sexual visual, na formação da personalidade. Os conceitos-chave para analisar essas transformações são o de negatividade e positividade que fundamentam, por consequência, o entendimento do conceito de sujeito da obediência em contraposição ao sujeito do desempenho. Analisaremos como, nessa transformação, o ataque ao corpo se deslocou para um verdadeiro ataque à mente/cérebro, em conjunção com o avanço das tecnologias digitais. Para isso, discutiremos o pressuposto, defendido nesse trabalho, de que o deslocamento das tecnologias de controle social do corpo para mente parece ser efetivado principalmente pelo uso das imagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Cupolillo Mota, Universidade Federal Fluminense

Analista psicorporal reichiano, formado pelo Instituto de Formação e Pesquisa, Wilhelm Reich (IFP - REICH), no Rio de Janeiro. Mestre em Psicologia pela UFRRJ, na linha Clínica, Saúde, Educação e Contemporaneidade. Graduado em Psicologia pela mesma instituição. Psicólogo da Rede de Atenção Psicossocial (RAP), da cidade do Rio de Janeiro, no Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro (CPRJ). Professor substituto do Departamento de Fundamentos Pedagógicos da UFF.

Marcus Vinícius Câmara , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Analista reichiano. Doutor em psicologia pela UFRJ. Professor do departamento de psicologia da UFRRJ.

Downloads

Publicado

2024-05-30

Como Citar

Mota, T. C., & Câmara , M. V. (2024). Modo de subjetivação neoliberal e formação do caráter a partir do referencial teórico reichiano. REVISTA LATINO-AMERICANA DE PSICOLOGIA CORPORAL, 11(17), 37–54. https://doi.org/10.14295/rlapc.v11i17.179

Edição

Seção

Artigos