Contato substituto e a queda do céu: aproximações entre Reich e a crítica indígena ao modo de vida capitalista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rlapc.v11i18.184

Palavras-chave:

Wilhelm Reich, contato substituto, povos indígenas, teoria reichiana

Resumo

Nesse artigo a autora apresenta aproximações entre a teoria reichiana e narrativas indígenas, tendo como ponto central a adaptação artificial do indivíduo contemporâneo ao contexto capitalista. O conceito de contato substituto, concebido por Wilhelm Reich, e a crítica indígena sobre a disposição dos indivíduos para abdicar de suas necessidades básicas e liberdade são justapostos e dialogam, explicitando processos históricos que perpetuam noções de submissão e obediência na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Valéria Sendra da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Analista Reichiana pelo Instituto de Formação e Pesquisa Wilhelm Reich - IFP, Analista Biodinâmica pelo Instituto Brasileiro de Psicologia Biodinâmica – IBPB. Graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Membro do Instituto de Formação e Pesquisa Wilhelm Reich (IFP-Wilhelm Reich).

 

Downloads

Publicado

2024-11-30

Como Citar

Silva, C. V. S. da. (2024). Contato substituto e a queda do céu: aproximações entre Reich e a crítica indígena ao modo de vida capitalista. REVISTA LATINO-AMERICANA DE PSICOLOGIA CORPORAL, 11(18), 53–65. https://doi.org/10.14295/rlapc.v11i18.184

Edição

Seção

Artigos