Contato substituto e a queda do céu: aproximações entre Reich e a crítica indígena ao modo de vida capitalista
DOI:
https://doi.org/10.14295/rlapc.v11i18.184Palavras-chave:
Wilhelm Reich, contato substituto, povos indígenas, teoria reichianaResumo
Nesse artigo a autora apresenta aproximações entre a teoria reichiana e narrativas indígenas, tendo como ponto central a adaptação artificial do indivíduo contemporâneo ao contexto capitalista. O conceito de contato substituto, concebido por Wilhelm Reich, e a crítica indígena sobre a disposição dos indivíduos para abdicar de suas necessidades básicas e liberdade são justapostos e dialogam, explicitando processos históricos que perpetuam noções de submissão e obediência na sociedade.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2024-11-30
Como Citar
Silva, C. V. S. da. (2024). Contato substituto e a queda do céu: aproximações entre Reich e a crítica indígena ao modo de vida capitalista. REVISTA LATINO-AMERICANA DE PSICOLOGIA CORPORAL, 11(18), 53–65. https://doi.org/10.14295/rlapc.v11i18.184
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).