A Conexão entre Corpo e Mente segundo Wilhelm Reich
DOI:
https://doi.org/10.14295/rlapc.v11i18.189Palavras-chave:
Análise bioenergética, Psicologia Corporal, Energia sexualResumo
Durante a história da psicologia e das ciências da saúde, tem havido um interesse crescente na ligação entre o corpo e a mente. Wilhelm Reich foi uma figura pioneira que explorou essa conexão, vendo o corpo como um reflexo das emoções humanas. Ele desenvolveu técnicas corporais para aliviar as tensões internas e restaurar o equilíbrio e a serenidade do ser humano. Sua teoria sobre energia vital é usada até hoje. Reich discordou de algumas das ideias de Freud e concentrou-se nas dimensões corporais da mente, particularmente na libido e na energia sexual. Ele acreditava que a repressão sexual causava problemas mentais e que a sociedade impunha obstáculos emocionais. Reich enfrentou controvérsias e perseguições políticas, com seus livros sendo apreendidos. Apesar de sua morte em 1957, sua influência persiste na terapia corporal da análise bioenergética.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).