A Conexão entre Corpo e Mente segundo Wilhelm Reich

Autores

  • Raimundo Edilberto Moreira Lopes Universidad San Carlos, Assunção, Paraguai.
  • André Luiz Barros Almeida Hospital Universitário Ana Bezerra da Universidade Federal do Rio Grande do Norte / Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HUAB-UFRN/EBSERH) https://orcid.org/0009-0000-0395-3243
  • Eglídia Carla Figueiredo Vidal Universidade Regional do Cariri –URCA, Crato, Ceará, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5642-7730

DOI:

https://doi.org/10.14295/rlapc.v11i18.189

Palavras-chave:

Análise bioenergética, Psicologia Corporal, Energia sexual

Resumo

Durante a história da psicologia e das ciências da saúde, tem havido um interesse crescente na ligação entre o corpo e a mente. Wilhelm Reich foi uma figura pioneira que explorou essa conexão, vendo o corpo como um reflexo das emoções humanas. Ele desenvolveu técnicas corporais para aliviar as tensões internas e restaurar o equilíbrio e a serenidade do ser humano. Sua teoria sobre energia vital é usada até hoje. Reich discordou de algumas das ideias de Freud e concentrou-se nas dimensões corporais da mente, particularmente na libido e na energia sexual. Ele acreditava que a repressão sexual causava problemas mentais e que a sociedade impunha obstáculos emocionais. Reich enfrentou controvérsias e perseguições políticas, com seus livros sendo apreendidos. Apesar de sua morte em 1957, sua influência persiste na terapia corporal da análise bioenergética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimundo Edilberto Moreira Lopes, Universidad San Carlos, Assunção, Paraguai.

Mestre e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade San Carlos. Especialista em Química e Biologia pela Universidade Regional do Cariri -URCA Especialista em Gestão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC; Graduado em Pedagogiapela Universidade Estadual Vale do Acaraú -UVA (2002); Graduado em Ciências pela Universidade Estadual do Ceará -UECE. Engenheiro Civil graduado pelo Centro Universitário Maurício de Nassau -UNINASSAU. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade EDUCAMINAS. Professor efetivo da rede pública municipal e estadual.

André Luiz Barros Almeida, Hospital Universitário Ana Bezerra da Universidade Federal do Rio Grande do Norte / Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HUAB-UFRN/EBSERH)

Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande/PB. Mestre em Ensino na Saúde Pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Médico Pediatra do Hospital Universitário Ana Bezerra da Universidade Federal do Rio Grande do Norte / Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HUAB-UFRN/EBSERH).

Eglídia Carla Figueiredo Vidal, Universidade Regional do Cariri –URCA, Crato, Ceará, Brasil.

Enfermeira pela Escola de Enfermagem Santa Emília de Rodat, Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Escola de Saúde Pública do Ceará. Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará, com estágio sanduiche na Escola Superior de Enfermagem de Porto, Portugal. Docente da Universidade Regional do Cariri –URCA.

Downloads

Publicado

2024-11-30

Como Citar

Lopes, R. E. M., Almeida, A. L. B., & Vidal, E. C. F. (2024). A Conexão entre Corpo e Mente segundo Wilhelm Reich. REVISTA LATINO-AMERICANA DE PSICOLOGIA CORPORAL, 11(18), 30–36. https://doi.org/10.14295/rlapc.v11i18.189

Edição

Seção

Comment