Maternidade como escolha: Do corpo colonizado ao corpo-território, uma contribuição crítica de gênero e decolonialidade para a Bioenergética

Autores

  • Andréia Gobato de Carvalho Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14295/rlapc.v13i21.224

Palavras-chave:

maternidade, Bioenergética, corpo-território, gênero, decolonialidade, cuidado

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre a maternidade como construção histórica, política e corporal, tensionando leituras essencialistas que a compreendem como destino natural das mulheres. A partir de contribuições feministas, interseccionais e decoloniais, especialmente em Silvia Federici, Angela Davis, Lélia Gonzalez, Vera Iaconelli e Bell Hooks, discute-se como o corpo feminino foi historicamente colonizado pelo patriarcado, pelo capitalismo e pela lógica colonial. Em diálogo com a Análise Bioenergética, o texto revisita aspectos da obra de Alexander Lowen que centralizam a figura materna no desenvolvimento psíquico e corporal, apontando os riscos clínicos de se naturalizar o cuidado como atributo feminino. Defende-se uma escuta bioenergética contemporânea capaz de sustentar a maternidade como possibilidade, e não como destino, reconhecendo que o corpo é também território histórico, social e político.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Gobato de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Brasil.

Psicóloga Clínica, formada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Brasil. Focalizadora de Danças Circulares Sagradas, CBT em Análise Bioenergética, formação pelo Instituto de Análise Bionergética de São Paulo (IABSP).

Referências

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.

FEDERICI, Silvia. O calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2023.

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

HOOKS, Bell. A vontade de mudar: homens, masculinidades e amor. São Paulo: Elefante, 2025.

IACONELLI, Vera. Manifesto antimaternalista: psicanálise e política no Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

LOWEN, Alexander. Corpo em terapia: a abordagem bioenergética. São Paulo: Summus, 1977.

LOWEN, Alexander. O corpo em depressão: as bases biológicas da fé e da realidade. São Paulo: Summus, 1983.

LOWEN, Alexander. Medo da vida: caminhos da realização pessoal pela vitória sobre o medo. São Paulo: Summus, 1986.

LOWEN, Alexander. Alegria: a entrega ao corpo e à vida. São Paulo: Summus, 1997.

Downloads

Publicado

2026-06-30

Como Citar

Carvalho, A. G. de. (2026). Maternidade como escolha: Do corpo colonizado ao corpo-território, uma contribuição crítica de gênero e decolonialidade para a Bioenergética. REVISTA LATINO-AMERICANA DE PSICOLOGIA CORPORAL, 13(21), 83–89. https://doi.org/10.14295/rlapc.v13i21.224

Edição

Seção

Artigos