Atendimento Psicoterápico Online e seus desdobramentos na relação Mente e Corpo

Mara Luiza Vieira Ceroni

Resumo


As tecnologias da informação e comunicação, tem  contribuições em quase todos os espaços laborais cotidianos. Ao que parece, estão adentrando o setting terapêutico. É uma modernidade líquida, onde segundo Bauman, as situações sofrem mudanças ao permitirmos sua interação com as máquinas. Como abordar estes pacientes da atualidade, cuja principal característica de carácter é a ausência de uma couraça protetora para enfrentar o mundo externo?. Trata-se de um estudo de caso com objetivo de discussão diagnóstica, de paciente com 23 anos de idade. Os resultados levam a crer que é preciso ajustes nos nossos paradigmas profissionais de atuação, que promovam uma renovação dos modelos da Análise da Bioenergética para o século XXI. Um repensar da atuação do analista bioenergético para além da clínica no espaço físico, incorporar o ciberespaço como mais uma ferramenta de acesso ao corpo por detrás da máquina.

 

 


Texto completo:

PDF

Referências


BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar Ed. Ltda 2001.

GARCIA, L. Doutor em Ciências da Informação pela Universidade de Paris VII e mestre em Sociologia e professor aposentado pela Universidade Estadual de Campibnas –UNICAMP. Em entrevista: ¨Já Estamos Em Estado De Exceção cedida a Revista Caros Amigos . Ano XIX, nº 230/ 2016.

GIBSON, William. Neuromancer, São Paulo: Aleph, 3ª edição, 2003. In: O Diálogo como uma Estratégia de Interação na Formação Docente na EAD. Favero, R.V.M.; Barbosa, M.L.; Ávila, B.; Tarouco, L.; Kieling Franco, S.R. Novas Tecnologias na Educação, V. 7 Nº 3- CINTED-UFRGS, dezembro, 2009.

SETHI et al. 2010, p. 217 Apud: ATTRILL, A. Cyberpsychology. Oxford University press, 2015 - 278 páginas.

KERNBERG, O. Psicoterapia psicodinâmica de pacientes borderline. Porto Alegre: Artmed, 1991.

KERNBERG, O. et al. Psicoterapia dinâmica das patologias leves de personalidade. Porto Alegre: Artmed, 2008.

REICH, W. – O Caráter Impulsivo – Um Estudo Psicanalítico da Patologia do Ego. Trad. Maya Hantower. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

TAT -Teste de Apercepção Temática desenvolvido por Henry Murray. Consta da aplicação de uma série de pranchas selecionadas da terceira revisão de 1943, da coleção original publicada em 1936 pela Clínica Psicológica de Havard.

ANZIEU, D. O Eu-pele. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1988.

TONELLA, G. Bioenergetic Analysis, vol II, nº2, 2000-P.25-43

_____________ AS PROPRIEDADES REGULADORAS DA RELAÇÃO INTERPESSOAL. Revista Latino-Americana De Psicologia Corporal Ano 1, No. 2, Outubro/2014 – ISSN: 2357-9692 Edição eletrônica em http://psicorporal.emnuvens.com.br/rbpc

_____________. O Estado Limite. Texto dado em aula no segundo ano do curso de formação de Análise Bioenergética de São Paulo - IABSP

_____________. A Codificação Corporal da Memória Pré-Verbal. Publicado em: Le corps et l’analyse : Revue des Sociétés Francophones d’Analyse Bioénergétique, 2012 , vol. 13, SOBAB : Bruxelles, 89-141.

______________. Memória Corporal e Identificações Primárias. In: ENCONTRO PARANAENSE, CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOTERAPIAS CORPORAIS. XIV, IX Anais. Curitiba: Centro Reichiano, 2009.

DURSKI, L.M.; SAFRA, G. O Eu-pele: contribuições de Didier Anzieu para a clínica da psicanálise. Versão impressa ISSN 0102-7395.Reverso vol.38 no.71 Belo Horizonte jun. 2016

BION,W. Da Teoria à Prática. Porto Alegre: Artmed. 2ªEdição. 2004.

WEIGAND, O. Grounding na Análise Bioenergética: Uma Proposta de Atualização. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade católica de São Paulo-PUCSP, 2005.

STERN, D. The interpersonal world of the infant: a view from psychoanalysis and developmental psychology. USA: Basic Books, 1985

MERLEAU-PONTY, M. O Olho e o Espírito. Trad. Paulo Neves e Maria Hermínia Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.