O Conceito de Caráter em Wilhelm Reich
Resumo
Este artigo trata do conceito de Caráter desenvolvido por Wilhelm Reich, desde sua inserção na psicanálise e a decorrente teoria desenvolvida pelo autor chamada de Análise do Caráter. O artigo trata de forma didática e sintética o desenvolvimento conceitual que abarca a análise do caráter, assim como as contribuições que Reich prestou a psicoterapia corporal.
Downloads
Referências
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Trad. Luiz B. L. Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
FREUD, Sigmund. Obras completas. Buenos Aires: Amorrortu, 1986.
LAPLANCHE, J. E PONTALIS, J.-B. Vocabulário da psicanálise. 10a. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
REICH, Wilhelm. Análisis del caracter. 3a. ed. Buenos Aires: Paidos, 1986.
__________. A função do orgasmo. 19a. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.
SERRANO, Marcela. Nosotras que nos queremos tanto. Santiago de Chile: Alfaguara, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).