Meditação, Saúde e Healing
Resumo
A meditação é uma prática capaz de produzir integração entre a mente, o corpo e o espírito que ajuda a pessoa a conquistar equilíbrio, relaxamento e autocontrole além de desenvolvimento da consciência. Inúmeras são as comprovações científicas já obtidas a respeito do potencial da meditação como instrumento de autorregulação do organismo humano, assim como de seus benefícios para a saúde. Nas últimas décadas, diversas pesquisas evidenciaram que a prática da meditação ajuda no fortalecimento do sistema de defesa do organismo, no controle da insônia, depressão, fobias e de várias doenças psicossomáticas com a melhora da condição emocional; reduz sensivelmente a tensão, o stress e a ansiedade; adia o envelhecimento das células pela redução dos processos inflamatórios; regula a pressão arterial e aumenta a eficiência cardiovascular; melhora a concentração, o raciocínio, a memória e a criatividade; formando uma parceria significativa quando associada aos tratamentos médicos convencionais. No Brasil, desde 2006, a meditação faz parte do programa de Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, sendo definida como um procedimento que foca a atenção de modo não analítico ou discriminativo, promovendo alterações favoráveis no humor e no desempenho cognitivo.Importante salientar que a prática da meditação é um recurso acessível para toda a população, sem efeitos colaterais e sem custos. O objetivo desta oficina teórico-vivencial é oferecer aos seus participantes conhecimentos sobre a evolução das pesquisas a respeito da meditação, as descobertas de como esta prática modifica a atividade cerebral e o metabolismo do indivíduo, provocando, inclusive, alterações estruturais em áreas do cérebro que favorecem a melhoria das funções cognitivas e emocionais da pessoa. Ainda, abordar os fundamentos da metodologia do Healing e Desenvolvimento Humano, sistematizada por Bob Moore, cujos recursos incluem uma série de práticas meditativas onde se utiliza o movimento da consciência dentro da fisiologia humana para mover a energia e integrar os diversos níveis do ser, numa expansão da consciência. O princípio básico do Healing é que o ser humano é um campo energético multidimensional. O conceito de saúde está vinculado ao equilíbrio e expressão das diferentes dimensões humanas que envolvem seus aspectos fisiológicos, emocionais, cognitivos, comportamentais e espirituais. Após a exposição teórica, ocorrerá uma prática onde todos terão a oportunidade de experimentar o ato meditativo, vivencialmente.O resultado esperado é que os participantes compreendam a extensão dos benefícios da meditação e assimilem os passos da prática meditativa do Healing de modo a utilizá-la consigo mesmos e/ou no seu trabalho como um recurso integrativo.
Palavras-chave: autorregulação; healing; meditação; saúde
Downloads
Referências
DANUCALOV, M.; SIMÕES, R. Neurofisiologia da meditação. São Paulo: Phorte Editora, 2006.
GOYAL, M.; SINGH, S.; SIBINGA, E.M. et al. Meditation Programs for Psychological Stress and Well-being: A Systematic Rewiew and Meta-analysis. JAMA Internal Medicine. 174 (3):357-68. 2014.
HÖLZEL, B.K.; CARMODY, J.; VANGEL, M. et al. Mindfulness practice leads to increases in regional brain gray matter density. Psychiatry Research, 191: 36–43, 2011.
LAZAR, S.W.; KERR, C.E.; WASSERMAN, R.H. et al. Meditation experience is associated with increased cortical thickness. Neuroreport, 16(17): 1893-1897, 2005.
LUTZ, A.; SLAGTER, H.A.; DUNNE, J.D. et al. Attention regulation and monitoring in meditation. Trends Cogn Sci, 12(4): 163 – 169, 2008.
Ministério da Saúde. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. Acesso em 05/11/2017. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pnpic.pdf
SAMPAIO, C.V. Healing e Desenvolvimento Humano. Catálogo de abordagem terapêutica/ Ribeiro, A.R., Souza Andrade, F., Magalhães, R. (org). São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.
TAMAS, E. (org). Conversas com Bob Moore: healing e desenvolvimento humano. São Paulo: Scortecci, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).