Meditação, Saúde e Healing

Autores

  • Cynthia Vieira Sanches Sampaio Instituto de Análise Bioenergética de São Paulo

Resumo

A meditação é uma prática capaz de produzir integração entre a mente, o corpo e o espírito que ajuda a pessoa a conquistar equilíbrio, relaxamento e autocontrole além de desenvolvimento da consciência. Inúmeras são as comprovações científicas já obtidas a respeito do potencial da meditação como instrumento de autorregulação do organismo humano, assim como de seus benefícios para a saúde. Nas últimas décadas, diversas pesquisas evidenciaram que a prática da meditação ajuda no fortalecimento do sistema de defesa do organismo, no controle da insônia, depressão, fobias e de várias doenças psicossomáticas com a melhora da condição emocional; reduz sensivelmente a tensão, o stress e a ansiedade; adia o envelhecimento das células pela redução dos processos inflamatórios; regula a pressão arterial e aumenta a eficiência cardiovascular; melhora a concentração, o raciocínio, a memória e a criatividade;  formando uma parceria significativa quando associada aos tratamentos médicos convencionais. No Brasil, desde 2006, a meditação faz parte do programa de Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, sendo definida como um procedimento que foca a atenção de modo não analítico ou discriminativo, promovendo alterações favoráveis no humor e no desempenho cognitivo.Importante salientar que a prática da meditação é um recurso acessível para toda a população, sem efeitos colaterais e sem custos. O objetivo desta oficina teórico-vivencial é oferecer aos seus participantes conhecimentos sobre a evolução das pesquisas a respeito da meditação, as descobertas de como esta prática modifica a atividade cerebral e o metabolismo do indivíduo, provocando, inclusive, alterações estruturais em áreas do cérebro que favorecem a melhoria das funções cognitivas e emocionais da pessoa. Ainda, abordar os fundamentos da metodologia do Healing e Desenvolvimento Humano, sistematizada por Bob Moore, cujos recursos incluem uma série de práticas meditativas onde se utiliza o movimento da consciência dentro da fisiologia humana para mover a energia e integrar os diversos níveis do ser, numa expansão da consciência. O princípio básico do Healing é que o ser humano é um campo energético multidimensional. O conceito de saúde está vinculado ao equilíbrio e expressão das diferentes dimensões humanas que envolvem seus aspectos fisiológicos, emocionais, cognitivos, comportamentais e espirituais.  Após a exposição teórica, ocorrerá uma prática onde todos terão a oportunidade de experimentar o ato meditativo, vivencialmente.O resultado esperado é que os participantes compreendam a extensão dos benefícios da meditação e assimilem os passos da prática meditativa do Healing de modo a utilizá-la consigo mesmos e/ou no seu trabalho como um recurso integrativo. 

 

Palavras-chave: autorregulação; healing; meditação; saúde

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cynthia Vieira Sanches Sampaio, Instituto de Análise Bioenergética de São Paulo

Psicóloga graduada pela UFBA (1979). Especialista em Psicologia Clínica pela EBMSP. Mestre em Medicina e Saúde Humana pela EBMSP. Certificada como Terapeuta e Supervisora pelo Instituto de Análise Bioenergética de São Paulo (IIBA-NY-EUA). Membro do Instituto de Análise Bioenergética de São Paulo. Diplomada como Psicoterapeuta em Biossíntese pelo Instituto Brasileiro de Biossíntese de São Paulo (IIB-Hiden-Suiça). Certificada em Dinâmica Energética do Psiquismo (DEP-Brasil). Certificada em Terapia Familiar Sistêmica pelo Centro de Constelações Familiares Sowelu (México). Certificada em Constelações Familiares pelo Internationales Institut für Systemische Psychotherapie (IISP-Alemanha). Instituto de Análise Bioenergética de São Paulo. Contato: cysampaio@terra.com.br.


 

 

Referências

DANUCALOV, M.; SIMÕES, R. Neurofisiologia da meditação. São Paulo: Phorte Editora, 2006.

GOYAL, M.; SINGH, S.; SIBINGA, E.M. et al. Meditation Programs for Psychological Stress and Well-being: A Systematic Rewiew and Meta-analysis. JAMA Internal Medicine. 174 (3):357-68. 2014.

HÖLZEL, B.K.; CARMODY, J.; VANGEL, M. et al. Mindfulness practice leads to increases in regional brain gray matter density. Psychiatry Research, 191: 36–43, 2011.

LAZAR, S.W.; KERR, C.E.; WASSERMAN, R.H. et al. Meditation experience is associated with increased cortical thickness. Neuroreport, 16(17): 1893-1897, 2005.

LUTZ, A.; SLAGTER, H.A.; DUNNE, J.D. et al. Attention regulation and monitoring in meditation. Trends Cogn Sci, 12(4): 163 – 169, 2008.

Ministério da Saúde. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. Acesso em 05/11/2017. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pnpic.pdf

SAMPAIO, C.V. Healing e Desenvolvimento Humano. Catálogo de abordagem terapêutica/ Ribeiro, A.R., Souza Andrade, F., Magalhães, R. (org). São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.

TAMAS, E. (org). Conversas com Bob Moore: healing e desenvolvimento humano. São Paulo: Scortecci, 2013.

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

Sampaio, C. V. S. (2018). Meditação, Saúde e Healing. REVISTA LATINO-AMERICANA DE PSICOLOGIA CORPORAL, 5(7), 10–11. Recuperado de https://psicorporal.emnuvens.com.br/rlapc/article/view/67