Casais Homoparentais: Gestando e Cuidando

Autores

  • Marília Araújo de Vasconcelos Leite Libertas Comunidade Clínica-Escola
  • Maria Fernanda Galvão de Andrade Lima Libertas Comunidade Clínica-Escola

Resumo

Neste artigo, pretendemos demonstrar, por meio de recortes de um caso clínico de uma família homoparental que adotou dois filhos, que as pessoas que vivem nesse tipo de configuração familiar não convencional apresentam as mesmas dúvidas e dificuldades de quem vive numa família heterossexual, e que as funções materna e paterna podem ser exercidas dentro do sistema familiar, independentemente do gênero, o que não torna esse sistema disfuncional. Além disso, pretendemos demonstrar que o fundamental, para a saúde emocional, no desenvolvimento familiar é o amor, o vínculo, a cooperação e a disponibilidade de buscar ajuda terapêutica para o desenvolvimento pessoal e interrelacional. Utilizamos como base referências bibliográficas de Maturana (2004) e Winnicott (1975), entre outros autores e a descrição de intervenções sistêmicas e psicocorporais da análise bioenergética na prática do atendimento no setting terapêutico.

 

Palavras-Chave: Configurações familiares, homoparentalidade, função materna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Araújo de Vasconcelos Leite, Libertas Comunidade Clínica-Escola

Psicóloga, especialista em psicologia clínica na abordagem análise bioenergética. E-mail: marilia_leite03@hotmail.com

Maria Fernanda Galvão de Andrade Lima, Libertas Comunidade Clínica-Escola

Fernanda Andrade Lima2 Psicóloga Clínica com Pós Graduação em Análise Bioenergética e Terapia de Casal e família. Arteterapeuta e Presidente da Associação

Pernambucana de Terapia de família. Diretora Científica da Federação Latino-Americana de Análise Bioenergética.

E-mail: fernanda.horizonte@

gmail.com.

Referências

CASTRO, M.C.A. Adoção em famílias homoafetivas in CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP) Adoção: um direito de todos e todas. Brasília: CFP, 2008. Disponível em: http://site.cfp.org.br/publicacao/adoo-um-direito-de-todos-e-todas/. Acesso em 23 jan.2018, 16:30:30.

CRUZ, C.H.S. Duas filhas, dois pais: histórias e desafios da primeira adoção homoafetiva brasileira. Natal: Sapiens, 2013.

LOWEN, A. Alegria: a entrega ao corpo e à vida. São Paulo: Summus, 1997.

MATURANA, H. Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano do patriarcado à democracia. São Paulo: Palas Atenas, 2004.

PASSOS, M.C. Homoparentalidade: uma entre outras formas de ser família. Psic.Clin., Rio de Janeiro, Vol.17, N2, p.31 – 40, 2005.

ROUDINESCO, E. A família em desordem. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

WAGNER & COL. Desafios psicossociais da família contemporânea: pesquisas e reflexões. Porto Alegre: Artmed, 2011.

WINNICOTT, W.D. O brincar e a realidade. Tradução: José Octávio de Aguiar Abreu e Vanede Nobre. Rio de Janeiro: Imago editora, 1975.

_____________. A família e o desenvolvimento individual. Tradução: Marcelo Brandão Cippola. 4ª ed., São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Downloads

Publicado

2018-06-18

Como Citar

Leite, M. A. de V., & Lima, M. F. G. de A. (2018). Casais Homoparentais: Gestando e Cuidando. REVISTA LATINO-AMERICANA DE PSICOLOGIA CORPORAL, 5(8), 20–30. Recuperado de https://psicorporal.emnuvens.com.br/rlapc/article/view/76

Edição

Seção

Artigos