A Solidão como herança e destino inexoráveis: uma abordagem transgeracional e bioenergética da obra “Cem anos de solidão”

Authors

  • Cristina Maria Parra Barbosa
  • Périsson Dantas do Nascimento

Abstract

O presente trabalho tem a proposta focalizar o tema referente à transmissão de conteúdos e experiências psíquicas entre gerações e sua correlação com a constituição caracterológica do indivíduo. Para isso, foi elaborada uma análise da obra Cem anos de Solidão, do Gabriel Garcia Márquez, sob a ótica da transmissibilidade transgeracional. A psicanálise desenvolveu teorias sobre a herança psíquica transmitida entre as gerações que ocorre por meio de processos inconscientes, influenciando na formação do ego e dos sintomas. Já as psicoterapias corporais voltaram-se para uma discussão sobre a influência dos genes no comportamento e na transmissão interpsíquica dos traços de caráter.  Nesse sentido, constatamos a transmissão transgeracional de traços psicóticos através de conteúdos inconscientes encriptados e sua relação com a solidão oriunda a todos os personagens da trama. Verificamos que a transmissão da solidão (e da loucura) faz parte da constituição do ego de cada personagem, que irá moldar seu caráter e, consequentemente, um destino inexorável de repetição sintomática.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ENRIQUEZ, M. O delírio como herança. In R. Kaës, H. Faimberg, M. Enriquez & J.J. Baranes, Transmissão da vida psíquica entre gerações. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001. p. 95- 127.

KAËS, R. Introdução ao conceito de transmissão psíquica no pensamento de Freud. In: R. Kaës, H. Faimberg, M. Enriquez & J.J. Baranes, Transmissão da vida psíquica entre gerações. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001. p. 27- 69

LOWEN, A. O corpo em terapia – a abordagem bioenergética. São Paulo: Summus, 1977.

__________. Medo da Vida: caminhos da realização pessoal pela vitória sobre o medo. São Paulo: Summus, 1986.

MARQUEZ, G.G. Cem anos de Solidão. Rio de Janeiro: Editora Sabiá, 1970.

NAVARRO, F. Caracteriologia pós-reichiana. São Paulo: Summus, 1995.

REICH, W. A função do Orgasmo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1976. (Trabalho original publicado em 1942).

_________. Análise do Caráter ( 3ª ed.). São Paulo: Martins Fontes, 1998. (Trabalho original publicado em 1948)

TONELLA, G. Terapia Psicocorporal e Psicose, 2006. Disponível em: http://www.cfab.info/attachments/139_Tonella_Terapia_e_Psicose_2006__PT.pdf.

Published

2016-06-18

How to Cite

Barbosa, C. M. P., & Nascimento, P. D. do. (2016). A Solidão como herança e destino inexoráveis: uma abordagem transgeracional e bioenergética da obra “Cem anos de solidão”. REVISTA LATINO-AMERICANA DE PSICOLOGIA CORPORAL, 3(5), 23–38. Retrieved from https://psicorporal.emnuvens.com.br/rlapc/article/view/41

Issue

Section

Artigos