Uso do TRE® (Trauma Releasing Exercises) como avaliação do estresse e prejuízo da qualidade de vida
Resumen
Eventos estressantes podem contribuir para o aparecimento de sintomas físicos e emocionais que interferem na qualidade de vida, podendo evoluir para algumas formas de adoecimento, como por exemplo, insônia, ansiedade, palpitação, tristeza e medo, podendo caracterizar algumas síndromes, tais como: síndrome de estresse pós-traumático, síndrome de Burnout, fadiga por compaixão e fibromialgia. A técnica do TRE® desenvolvida por David Berceli, fundamentada principalmente na Análise Bioenergética, por Alexander Lowen e na Teoria Polivagal, por Stephen Porges, tornou-se estratégia relevante de intervenção em favor da recuperação da qualidade de vida, podendo ter seu uso ampliado como ferramenta para avaliação do estresse, inclusive para realização de cirurgias (bariátrica, vasectomia, histerectomia e outras), licenças médicas, indicação de acompanhamento psicoterápico e medicamentoso (se for o caso). Realizaremos oficina vivencial, com aporte técnico para as situações acima referenciadas, assim como usufruto do TRE®, incluindo breve avaliação ao final. O TRE já tem uso como técnica auxiliar na psicoterapia da Análise Bioenergética, ressaltando o benefício psicocorporal, instigando seu processo de consciência com a inclusão das sensações experimentadas. O excesso de estresse caracterizado na sociedade contemporânea pela multiplicidade de estímulos midiáticos, aliados a inúmeras formas de desconexão e falta de privacidade, na vida pessoal/profissional, tem contribuído para novas formas de adoecimento, a fim de dar vazão a esse excesso contido no corpo. Berceli tem seu método comprovado em inúmeras situações assim caracterizadas, principalmente em caso de catástrofes resultantes de terremotos, guerras, inundações, atentados terroristas e incêndios, entre outras.
Palavras-chave: Estresse, Qualidade de Vida.
Descargas
Citas
BERCELI, D. Exercícios para libertação do trauma. 2ª ed. Pernambuco: Libertas Editora, 2009.
LOWEN, A. Bioenergética. 7ª ed. São Paulo: Summus editorial, 1982.
PORGES, S. W. Teoria Polivagal. Rio de Janeiro: Senses, 2011.
SCHROETER, V. Polyvagal theory in Bioenergetic Analysis in The Clinical Journal of the International Institute for Bioenergetic Analysis. Giessen, Germany, Volume 26, p. 9-40, 09/2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).